sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A Bomba do Hemetério em fotos


O bairro da Bomba do Hemetério, vista do Alto do Pascoal, foto de  Guga  Matos, publicada no  Jornal do  Commercio  em    27/2/2011 (Domingo).


Panorama da Bomba do Hemetério em sua área mais valorizada, toda plana, que começa na Estrada Velha de Água Fria e vai até a Rua Mucuri. Ao fundo, na parte superior direita, observa-se o Alto José do Pinho. Foto tirada do Alto do Pascoal por Alcione Ferreira do Diário de Pernambuco/2012.
Rua Júlio Lima em 1981, sendo a 68º rua pavimentada pelo "projeto um por todos"do prefeito Gustavo Krause. Foto: Diário de Pernambuco/1981


Estrada da Bomba do Hemetério em foto tirada em 17/1/1957. O prefeito do Recife, Pelópidas Silveira convocando os moradores para 2ª audiência pública, dando início as primeiras melhoria no bairro. Foto: publicada pelo Jornal do Commercio/Recife.
Alto José do Pinho, visto da Rua do Rio ( na Bomba do Hemetério) em 1961, observe que nesta época o canal ainda não havia sido construído, nem havia muros de arrimos, nem escadarias. Foto: Katarina Real/Fundaj
A Bomba do Hemetério vista do bairro do Arruda.
A conhecida Rodinha e o término da Rua Arlindo Cisneiros.


Rua Arlindo Cisneiros, que é a continuação da Rua Chã de Alégria. Foto tirada da entrada do Córrego do Bartolomeu.
Rua Chã de Alégria, foto tirada próximo a Rua Marilena.


Rua Chã de Alégria, à esquerda Praça Castro Alves e subida do Alto Santa Terezinha.
Subida do Alto Santa Terezinha e Rua Chã de Alégria.
Praça Castro Alves ou simplesmente Praça da Bomba do Hemetério, que foi construída após aprovação da Lei Nº 1.835, pela Câmara Municipal do Recife, em 11 de Julho de 1952, promulgada pelo vice-presidente da Câmara, Nilson Ramos Leal, a praça sofreu várias modificações. Considerada o Marco Zero do bairro, pois é aqui que acontece os grandes eventos populares da comunidade como: comícios, show's, cultos evangélicos, eventos musicais e é o QG do carnaval bomberense. Aqui termina a Estrada da Bomba do Hemetério e começa a Rua Chã de Alégria.
Praça Castro Alves (Bomba do Hemetério) local dos grandes eventos do bairro. Foto: Google
Centro Comercial da Bomba do Hemetério, foto tirada próximo a Tribo Canindé.
Estrada da Bomba do Hemetério, logo após a Rua Mucuri.
Estrada da Bomba do Hemetério, logo após a Rua Professor Antônio Porfírio.
Cruzamento da Estrada da Bomba do Hemetério com a Rua das Crianças, à direita ( onde fica a Escola de Samba Gigantes do Samba) e Rua Jacob à esquerda, que da acesso ao Clube Mangabeira e a Avenida Norte.
Entrada da Bomba do Hemetério, cruzamento com a Estrada Velha de Água Fria

Fotos tiradas por Jânio Odon de Alencar/Ago-Set/2010





10 comentários:

  1. Excelente..os bairros de subúrbio merecem e carecem de mais atenção!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Deinha, morei aí até 1989. A Bomba do Hemetério desenvolveu muito e isso é bom. Um abraço!

      Excluir
  2. Bom dia Jânio, sou morador de Água Fria e trabalho na BOMBA do HEMETÉRIO, quero fazer uma pequena reforma no meu comércio para resgatar parte da história dos bairros próximos como ARRUDA,Água Fria e Fundão, para aqueles que não tem acesso ou desse nova geração que nem sabem como surgiram esses bairros tão importantes para a zona norte di Recife.você poderia me ajudar com mais fotos e relatos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Júlio,boa noite. Infelizmente não posso te ajudar agora,pois este é todo material que consegui. Evidentemente que no futuro próximo eu consiga algo mais porque eu não paro de pesquisar. Dizem que no museu da cidade do Recife tem fotos históricas em grandes arquivos acessível as pessoas. É apenas uma dica. Eu ainda não fui lá. Um abraço.

      Excluir
  3. Gente alguém me ajuda como faço pra chegar à dança abano na bomba do Hemetério

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abanadores fica na avenida principal da BH, próximo a Gigante do Samba. Não tem erro.

      Excluir
  4. uma amiga morou entre os anos 66-70 numa casinha da rua São Domingos Sávio, em Bomba do Hemetério, que era chamada casinha de pombos? tem alguma imagem da época?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, o Córrego São Domingos Sávio pertence ao bairro do Alto José Bonifácio desde 1988. Estou começando a pesquisar sobre o bairro agora, qualquer novidade publico. Um abraço.

      Excluir