sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Sob o olhar da Rua 35 (atual Arapixuna)

Sede do Reisado Imperial, sobrado azul e branco do lado direito, na Rua Arapixuna (antiga rua 35), visto de outro ângulo.


Diário de Pernambuco-7/12/1980 (domingo)

A rua Trinta e Cinco (atual rua Arapixuna), na Bomba do Hemetério foi pavimentada pelo o projeto "Um por Todos" e inaugurada ontem (sábado), às 20 horas, pelo prefeito Gustavo Krause. Os trabalhos foram executados pelos próprios moradores, tendo a prefeitura do Recife fornecido o material e assistência técnica.
A rua Trinta e Cinco, tem 310 metros de extensão e 4 metros de largura, sendo investidos Cr$ 400 mil cruzeiros, três ou quatro vezes menos do que seria necessário contratando-se uma empreiteira. Os serviços foram dirigidos pelo morador Geraldo Almeida, da casa 84, e executados por mais de 50 pessoas, em revesamento.
O projeto "Um por Todos", criado na administração Gustavo Krause, objetiva a ajudar as comunidades de bairros a resolver seus problemas com fornecimento de materiais e assistência técnica e a utilização da mão-de-obra disponível entre os moradores. Em troca, estes são beneficiados com a insenção do imposto predial durante dois anos. Mais de 50 obras estão em execução pelo projeto.
  Parque de diversão na Praça Castro Alves, na Bomba do Hemetério; (ao fundo) Edifícios dos bairros do Arruda, Rosarinho, Tamarineira e do Recife.

  O estádio do Arruda visto da Bomba do Hemetério. Foto tirada da Rua 35.


O Estádio do Arruda (acima) e o Córrego Pastor Benoby de Sousa, na Bomba do Hemetério (abaixo), vista da Rua 35


(Alto) As palmeiras da Escola Rotary, no Alto do Pascoal; (abaixo)Prédio maior de telhado branco, sede e residência do Maestro Forró, da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, vista da Rua 35
O amanhecer, vista da Rua 35. (Abaixo) Córrego Pastor Benoby Carvalho de Souza; (centro) residências nas encostas da Rua Antônio Meira e ao alto fica o Alto do Pascoal. Foto: Jânio Odon/2012.
(acima) As palmeiras da Escola Rotary, no Alto Pascoal; (abaixo) Córrego Antônio Rodrigues,
vista da Rua 35


Córrego Antônio Rodriguês, vista da Rua 35


A Igreja de São Sebastião(alto), no Alto do Pascoal, vista da Rua 35
Rua 35 (atual Arapixuna), próximo ao Nº 80. Foto: Google
Rua 35, vista da Rua Acaú.


Entrada da Rua 35 ( Arapixuna)
Súbida da Rua Tamboara (Alto Santa Terezinha), a direita entrada da Rua 35. Foto: Google
Rua Trinta e Cinco, (atual Rua Arapixuna), em 1965, com seu Geraldo com o estandarte do Reisado Imperial, a rua ainda de terra e as casas de taipa e cercas de ripas. Foto: Katarina Real/Fundaj.

Crianças fotografadas na Rua Trinta e Cinco (atual Rua Arapixuna) em 1965. Fotos: Katarina Real/Fundaj.

Crianças da Rua Trinta e Cinco fotografadas durante a visita da fotógrafa norte-americana Katarina Real ao Reisado Imperial em 1965. Foto: Fundaj.


* Clique nas imagens para ampliar
Por: Jânio Odon de Alencar









2 comentários:

  1. Gostei sou filho do Ilídio e judite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou filho de seu ODON. Não tenho lembrança de seus pais pq faz muito tempo que me mudei daí, mas talvez eu as conheça. Obrigado pela visita ao blog

      Excluir