segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A Igreja Batista e o Pastor Benoby Carvalho da Bomba do Hemetério

Membros da Primeira Igreja Batista do Recife no início do século XX


A História da Igreja Batista em Pernambuco é recheada de perseguições, intrigas, polêmicas e conquistas, como é o caso da Primeira Igreja Batista na Bomba do Hemetério e a persistência e perseverança do irmão Benoby Carvalho de Souza, que se consagrou pastor e tornou-se personagem de grande importância para a comunidade evangélica local, a ponto de seu nome perpetua-se quando o Córrego do Cotó passou a levar seu nome.

A Primeira Igreja Batista do Recife foi inaugurada em 1886, na rua Direita, pelo casal de missionários norte-americanos Charles David Daniel e Lena Kirk Daniel com ajuda de brasileiros recém-convertidos como o ex-padre Antônio Teixeira de Albuquerque e Wandrejásello de Mello Lins. Desde o princípio, os missionários preocuparam-se em estabelecer uma liderança nacional, sabendo que o desenvolvimento real e produtivo da denominação não poderia ocorrer sem a participação integral dos brasileiros preparados para esse trabalho, no entanto, apesar desse reconhecimento, a realidade das diferenças econômicas e culturais serviram para impedir o fluir e o crescimento de cristão autóctones e autônomos fundamental à práxis batista.

Os norte-americanos exercia uma espécie de colonização religiosa, eles não confiavam totalmente nos humildes irmãos nativos, recusando-se a repassar para eles as rédeas das instituições batistas no país, principalmente as que recebiam ajuda financeira do estrangeiro. A Primeira Igreja Batista do Recife se posicionou formalmente contra isso, em 1889, porque foi pressionada pela missão a agir segundo sua orientação em suas questões internas,e isso feria os princípios de soberania e independência da igreja local.

O impasse provocou o fechamento da igreja e a dispersão dos fiéis até 1892, quando foi reorganizada com remanescentes dos primeiros templos. A história da denominação Batista no Brasil colocou em xeque a frágil diferença entre colaboradores e dependência. Foram muitos os enfrentamentos antes que o pacto da paz definitivo nos anos 40, sossegasse os radicais batistas. Deve-se a eles, entretanto, a conquista do auto-sustento das igrejas batistas brasileiras: a maioria pobre, todas autônomas.


A PRIMEIRA IGREJA BATISTA NA BOMBA DO HEMETÉRIO, DO PASTOR BENOBY CARVALHO DE SOUZA

A Primeira Igreja Batista, na Bomba do Hemetério surgiu em 1900, a partir da saída de alguns irmãos da Primeira Igreja do Recife, os quais organizaram a primeira igreja independente. Já em 1929, passou a se chamar Segunda Igreja Batista Independente. Em 1º de dezembro de 1947, tornou-se Igreja Batista Cristã da Mangabeira, na época o pastor era Antônio de Andrade, tendo como secretário o irmão Benoby Carvalho de Souza. Em 1948, a igreja sofreu um grande incêndio e todos os materiais e mobílias foram queimados. A igreja era composta por 65 membros, após o incêndio, 5 membros abandonaram e a congregação passou por sérias dificuldades administrativas e financeira, passando a funcionar no Alto da Alegria, 26, na casa da irmã Biu em 1949. Já em julho de 1950, a igreja passou para a Estrada do Bartolomeu, 14, onde permaneceu por dois anos.
Igreja Batista da Bomba do Hemetério. Foto: Google

No final de 1952, a igreja comprou um casebre no Córrego do Cotó (atual Córrego Pastor Benoby Carvalho de Souza) e construíram um novo templo e em 21 de fevereiro de 1954, foi consagrado pastor o irmão Benoby Carvalho de Souza para dirigir os trabalhos, logo a igreja trocou de nome novamente, passando a chamar-se Primeira Igreja Livre em Bomba do Hemetério. Com o falecimento do pastor Benoby Carvalho em julho de 1968, foi nomeado um novo pastor, que foi consagrado em 3 de novembro de 1968, sendo ele o Sr. José Manoel de Oliveira, antes da nomeação do novo pastor a igreja vinha sendo dirigida pelo Diácono João José da Silva e o Pastor Auxiliar Dorgival Alves de Melo Azevedo.

No dia 17 de setembro de 1972, a igreja voltou a trocar de nome novamente, passando a se chamar Primeira Igreja Batista em Bomba do Hemetério, vinculando-se a Convenção Batista Brasileira em 15 de novembro de 1974. Atualmente a Igreja está funcionando provisoriamente na rua Bomba do Hemetério, 576.

Por: Jânio Odon de Alencar
Fonte: Diário de Pernambuco e Jornal da Convenção Batista Brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário