quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O meteórico time do Leão de Ouro

Foto: Robson Luís


As páginas amareladas em papel ofício datada do ano de 1984, guardam registros de um tempo onde jamais poderemos voltar, tempo aquele, onde ainda existiam várias áreas desocupadas para a prática do futebol de várzea, e que hoje em dia está quase extinta. São acontecimentos simples de nossas vidas que nunca esqueceremos, mais que nossas memórias nunca armazenam em nossos cérebros com total riqueza de detalhes, como as palavras escritas e guardadas durante esses vinte e seis anos. Com a chegada da internet, eu não poderia deixar de registrar na íntegra todas as anotações dedicadas ao nosso meteórico time do Leão de Ouro, fundado pelo meu irmão Henrique Odon de Alencar, que é tão perna de pau quanto eu, mais de um espírito esportivo impressionante. Capaz de mobilizar toda rapaziada da comunidade em prol da prática esportiva.

O Leão de Ouro Sport Club, do Alto Santa Terezinha, foi fundado no dia, 07 de Setembro de 1984, na sede do Reisado Imperial da Bomba do Hemetério, com padrão nas cores: brancas, com listras horizontais em vermelho e preto. Eu prestes a completar 21 anos, fui eleito Presidente do time que realizou apenas seis jogos e encerrou suas atividades dois meses depois, no dia 10 de Novembro de 1984, simplesmente, porque o time não aceitava perder e ninguém queria ser reserva. Veja na íntegra a Ata do Leão de Ouro Sport Club:

“ Recife, 07 de Setembro de 1984- 1ª Reunião

Hoje realizou-se a primeira reunião de nosso time de futebol, sendo assim inaugurado, recebendo o nome de Leão de Ouro Sport Club, do Alto Santa Terezinha. Horário que iniciou o evento: 08h00 e terminou às 10h00.

Natal deu início a reunião, falando de sua experiência no ramo e que se candidatava a diretor esportivo do Leão de Ouro. Todos componentes que estavam presente dialogou e logo depois houve uma eleição que teve os seguintes resultados:

Presidente- Jânio Odon de Alencar;
Vice- Presidente- Henrique Odon de Alencar ( fundador);
Diretor Esportivo- Natanael Rafael da Silva;
Tesoureiro- Rivaldo José da Silva.
Atletas:
Lateral- direito- Laerte Ramos;
Beque-central- Gilberto José do Nascimento;
Lateral- direito- Nilson Silva Souza;
Ponta – direita- Roberto Celestino da Silva;
Médio- volante/ Meia- direita- João Lopes;
Médio – volante- Flávio Manoel de Santana;
Meia- esquerda/ Centroavante- Mário José de Sales;
Centroavante/ Ponta- direita- Iravan Amorim;
Meia- esquerda- José Givanildo;
Ponta- direita- Jailson Dias;
Lateral- esquerdo- Rogério;
Meia- esquerda- Ubiratan;
Goleiro- Carlos Antônio(meu primo);
Goleiro- Neno;
Ponta- esquerda- Beto;
Ponta- esquerda- Jânio Odon de Alencar;
Beque- central- Henrique Odon de Alencar;
Médio- volante- Natanael Rafael;
Meia- direita- Rivaldo José da Silva.
Mesário: Rivaldo.

Recife, 29 de Setembro de 1984- Sábado- 1º Jogo

No dia ... às 13h00, realizou-se a primeira partida do time Leão de Ouro Sport Club, no campo de futebol do Arruda, ao lado do Bompreço. A partida teve 70 minutos de duração, sendo dividido em dois tempos de 35 minutos. O nosso primeiro adversário foi o time do Força Jovem, do Alto da Alegria. O resultado dessa partida foi o seguinte: Leão de Ouro 2 x 1 Força Jovem, Manzon foi o autor dos dois gols de cabeça. O Leão de Ouro jogou e venceu com: Neno, Carlinhos (Nilson), Berto, Laerte (João), Rivaldo, Badoca, Ubiratan (Beto), Manzon, Beto Índio (Iravan), Mário (Béco), Ito (Henrique).

Recife, 05 de Outubro de 1984 – sexta-feira- 2ª reunião.

A reunião teve início às 20h30, e terminou às 22h00, debatemos sobre os atletas que não pagaram e que não contribuíram para o pagamento da bola. Discutimos também o nosso primeiro jogo, falamos sobre o desentendimento que houve entre Rivaldo e Henrique e sobre a expulsão de Berto. Tudo foi resolvido tranquilamente. E ficou resolvido que não haveria mais desentendimento dentro de campo. Discutimos também o pagamento da bola. Resolvemos pagar a mesma em dois pagamentos.
Aqui está a relação dos atletas que estavam presentes:
Jânio, Henrique, Rivaldo, Berto, Nilson, Badoca, Carlinhos, Laerte, Neno e Beto.
Mesário: Rivaldo.

Recife, 13 de Outubro de 1984.- Sábado – 2º Jogo

O nosso segundo jogo foi realizado às 14h00. Tendo 70 minutos de duração,divididos em dois tempos de 35 minutos, jogo realizado no Campo ao lado do Bompreço, no Arruda. O nosso adversário foi o São Paulo, também do Alto Santa Terezinha. O resultado da partida foi o seguinte:

Leão de Ouro 2 x 2 São Paulo
Gols: Manzon e Rivaldo
Jogamos e empatamos com: Neno, Jânio, Berto, Laerte, Badoca, Nilson, Iravan, Rivaldo, Mário, Manzon, Beto (depois Missinho).

Recife, 20 de Outrubro de 1984- Sábado- 3º Jogo
O terceiro jogo do Leão de Ouro foi realizado às 14h45, no Campo ao lado do Bompreço, no Arruda, a partida teve 70 minutos de duração, dividido em dois tempos de 35 minutos. O nosso adversário foi o Fortaleza do Córrego Pastor Bennoby, da Bomba do Hemetério. O resultado foi o seguinte:
Leão de Ouro 3 x 3 Fortaleza
Gols: Manzon e Ito (2).
Jogamos e empatamos com: Neno (Manzon), Laerte, Berto (Reginaldo), João, Henrique (Nilson), Rivaldo, Badoca, Manzon (que também jogou na linha) e Ito.

Recife, 27 de Outubro de 1984 – 3ª Reunião
Neste sábado, às 10h30, foi realizada a nossa terceira reunião, debatemos sobre a disciplina dos atletas, a contribuição e houve uma votação para escolher um técnico. Tinha dois candidatos, Rivaldo e Laerte. E o eleito foi Laerte. A partir desta data, ele é o novo técnico do Leão de Ouro. Jânio como Presidente, comandou a reunião que foi encerrada às 11h30. Aqui a relação dos atletas presentes: Jânio, Henrique, Rivaldo, Laerte, Iravan, Berto, Beto Nascimento, Beto, Nilson, Badoca, Carlinhos, Paizinho e Gerinho.

Recife, 27 de Outubro de 1984 – Sábado- 4º Jogo
Jogamos neste sábado, contra o Agrestino de Água Fria, o jogo foi o mais dramático, parecia que nossa invencibilidade ia acabar ali naquele jogo, o nosso time não conseguia se encontrar em campo, estávamos perdendo por 2 x 1, e no final da partida conseguimos empatar. O jogo foi realizado no campo do Arruda, ao lado do Bompreço e teve 80 minutos de duração, dividido em dois tempos de 40 minutos. O resultado da partida foi a seguinte:

Leão de Ouro 2 x 2 Agrestino
Gols: Manzon (pênalti) e Nilson.
Jogamos e empatamos com: Neno, Berto, Jânio (Henrique), Geraldo, Carlinhos (Nilson), Rivaldo, Badoca, Mário, Beto Índio (Iravan), Paizinho (Manzon), Beto N. (Ito).

Recife, 03 de Novembro de 1984 – 5º Jogo
Jogamos sábado à tarde, no campo ao lado do Bompreço, no Arruda, contra o Avenida, da Bomba do Hemetério. O primeiro tempo jogamos bem, porém, o segundo tempo foi uma negação, o time se perdeu em campo, a partida estava empatada em 1 x 1, quando tomamos o segundo gol (de falta). Tentamos correr atrás do prejuízo e levamos o terceiro gol no contra-ataque, daí sentimos o gosto ruim da primeira derrota.

Leão de Ouro 1 x 3 Avenida
Não foi registrado quem marcou o gol do nosso time.
Jogamos e perdemos com: Neno, Beto N.(Beto Índio), Berto, Paizinho(Geraldo), Nilson (Henrique), Rivaldo, Badoca, Mário, Iravan e Manzon.

Recife, 10 de Novembro de 1984- 6º Jogo

Jogamos contra o São Paulo, do Alto Santa Terezinha, pela segunda vez, no campo ao lado do Bompreço, no Arruda e não fizemos uma boa partida, tendo um resultado negativo novamente. Fizemos um gol de frente, mais deixamos o adversário virar o placar.

Leão de Ouro 1 x 2 São Paulo
Não foi registrado quem marcou o gol de honra do nosso time.
Jogamos e perdemos com: Izaque, Beto N., Berto (Geraldo), Paizinho, Henrique (Nilson), Beto Índio, Badoca, Jânio (Mário), Iravan (Rivaldo), Manzon e Ito.”

Por: Jânio Odon de Alencar











Nenhum comentário:

Postar um comentário