domingo, 16 de janeiro de 2011

O homem que trocou a Seleção Brasileira pela Medicina

Antônio Dourado em 1934, quando foi campeão brasileiro de seleções estaduais jogando pela seleção baiana de futebol.
Antônio Dourado em 2010, aos 100 anos de idade, numa entrevista ao Esporte Espetacular, da Rede Globo.

Você seria capaz de não aceitar uma convocação para jogar na Seleção Brasileira de Futebol, que se preparava para ir a segunda Copa do Mundo na Itália para realizar um sonho de seu pai em vê-lo formado em medicina? Pois bem, isso aconteceu com o pernambucano Antônio Dourado Cavalcanti, natural do município de Lajedo à 196 km do Recife. Antônio Dourado era meio-campista foi campeão pernambucano de futebol em 1928, jogando pelo Sport Recife, depois jogou pelo Vitória, Galicia-BA e Flamengo-RJ. Jogou ao lado de Leonidas da Silva, que considerava um grande craque, mas considerava Waldemar de Brito, ex-atacante do São Paulo, Flamengo e Palmeiras e descobridor do rei Pelé, o melhor jogador de sua época. Em 1934, foi campeão brasileiro de seleções jogando pela seleção baiana onde venceu a seleção paulista na final, torneio realizado pela Confederação Brasileira de Desportos, já que ouve um campeonato paralelo organizado pela Federação Brasileira de Futebol onde desta feita a seleção paulista venceu, coisas típicas do bagunçado futebol brasileiro.

Depois da excelente performance da seleção baiana, Antônio Dourado foi convocado para a seleção brasileira que em breve iria disputar a segunda Copa do Mundo, na Itália. Ele disse não, alegando que iria se formar em medicina, pois era vontade de seu pai vê-lo médico. Antônio Dourado além de ter se formado em medicina, foi prefeito do município de Lajedo-PE de 1953 à 1956, e deputado estadual por pernambuco em quatro mandatos.

Antônio Dourado é pai do atual deputado estadual-PE(2010) Antônio João Dourado, e faleceu em 16 de abril de 2010, aos 100 anos de idade.

Por: Jânio Odon de Alencar


4 comentários:

  1. muito boa a reportagem ,gostaria muito de ver novamente o vídeo você tem? poderia me ceder me emocionei muito com a história de antonio dourado . obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passou uma reportagem no Esporte Espetacular da Rede Globo. Não tenho nenhum vídeo, consulte o You Tube. Um abraço.

      Excluir
  2. Por favor eu sou de lajedo terra do dourado queria muito ver a matéria alguém tem

    ResponderExcluir