quinta-feira, 23 de maio de 2013

Náutico estréia na Arena contra o Sporting de Lisboa: 1 x 1

O Clube Náutico Capibaribe em sua nova casa: Arena Pernambuco. Foto: Aldo Carneiro/Lance Press.


Sem pedir licença, a torcida alvirrubra foi entrando com intimidade na nova casa. Os primeiros gritos de N-A-U-T-I-C-O foram dados ainda com mais de uma hora antes de começar o jogo. Pouco a pouco, mais e mais torcedores foram chegando e colorindo a Arena Pernambuco de vermelho e branco. Poderia ser o suficiente para fazer os atletas do Timbu se sentirem em casa. O empate no amistoso internacional na inauguração oficial do estádio, diante do Sporting de Portugal, foi o máximo que o Náutico conseguiu.

Depois de fazer um péssimo primeiro tempo e sair perdendo por 1 a 0, com um
gol contra do zagueiro Luis Eduardo, a equipe voltou levemente melhor no segundo tempo e conseguiu um empate no final da partida, com Elton, de pênalti. Agora, o Timbu se prepara para a estreia na Série A, domingo, contra o Grêmio, no Rio Grande do Sul.

O primeiro tempo do Náutico foi sofrível. Com um futebol longe de fazer jus à magnitude do estádio em que jogava, os alvirrubros estiveram durante os 45 minutos iniciais muito aquém do que merecia a torcida. Adverso a tudo aquilo de bom que poderia inspirar o Timbu, a equipe do técnico Silas jogava feio. E logo foi dominado pelos portugueses.

O Sporting imprimiu uma leve pressão desde os primeiros minutos e se tornando maior gradativamente. Resultado: tiveram o privilégio de fazer o primeiro gol da Arena. Ainda que a bola tenha sido chutada por um atleta alvirrubro. Gol contra de Luiz Eduardo aos 26 minutos, após cruzamento de André Martins. Perdido, o Náutico só deu o primeiro chute a gol aos 30 minutos com
Martinez. Mas só assustou mesmo com Adeílson, que acertou a trave aos 37, naquele que foi o melhor lance do time na primeira etapa. No final da etapa, o lateral Miguel Lopes fez falta em Adeílson, tomou o segundo amarelo e acabou sendo expulso.
A torcida do Náutico compareceu em bom número a Arena Pernambuco. Foto: Aldo Carneiro/Lance Press.

Nem a vatangem numérica fez o Náutico crescer no segundo tempo. Silas tirou o volante Rodrigo Souto e colocou o atacante Elton, em uma tentativa de colocar o time para cima. Em vão. Um chute fraco de Elton, outro de Caion, e nada do Náutico chegar perto do gol. Lentamente ambas as equipes foram fazendo muitas alterações e o jogo que já era ruim passou a ficar pior ainda.

Quando a partida debutante da Arena parecia que terminaria com a vitória magra do Sporting, eis que aos 37 Ventura derrubou Caion dentro da área. Pênalti que Elton bateu preciso no canto direito para entrar para a história como o primeiro atleta a balançar as redes do Estádio pelo timbu e, claro, empatar o jogo.
Felipe (Gideão); Maranhão (Dadá), Alemão, Luis Eduardo e Josa (João Ananias); Elicarlos  Com a torcida empurrando, o Náutico ainda foi para o “abafa” no fim da partida, mas a primeira vitória na casa acabou adiada.
Elton (Náutico) fez o gol de empate. Foto: Paulo Paiva/DP.

Náutico Felipe (Gedeão), (Auremir), Rodrigo Souto (Elton), Martinez (Ramirez) e Giovanni Augusto (Marcos Vinícius); Rogério (Jones Carioca) e Adeílson (Caion). Técnico: Paulo Silas.

Sporting 
Marcelo (Ventura); Miguel Lopes, Boulahrouz (Illori), Marcos Rojo e Joãozinho; Andrien Silva (João Mário), Rinaudo e André Martins (Zezinho); Carrillo (Ricardo Esgaio), Wolfswinkel e Bruma (Viola).Técnico: Oceano.

Local: Arena Pernambuco. Árbitro: Gilberto Castro Júnior. Assistentes: Ricardo Chianca e por Clóvis Amaral. Gols: Luiz Eduardo (contra) (SPO-PT) Elton (N). Cartões amarelos: Adeílson e Adrien Silva. Cartão Vermelho: Miguel Lopes (SPO-PT)

MAIS FOTOS DO JOGO:
Euforia da torcida timbu na Arena da Copa. Foto: Aldo Carneiro/Lance Press.
O goleiro Felipe e Martinez, com a bandeira, e o trio de arbitragem. Foto: Aldo Carneiro/Lance.
Sporting de Lisboa, o primeiro clube estrangeiro a jogar na Arena. Foto: Aldo Carneiro/Lance

Por: Daniel Leal/Diário de Pernambuco

O QUE O JORNAL “ A BOLA” DE PORTUGAL PUBLICOU SOBRE O JOGO:
O Sporting despediu-se da época 2012/13 com um empate (1-1) no jogo de caráter particular com o Náutico, que serviu se inauguração do Estádio Arena Pernambuco.
Privado de algumas das suas principais unidades, rubricou o leão exibição ´qb` naquele que será um dos palcos do Mundial de 2014.
Atitude aguerrida e rápidas movimentações no ataque traduziram-se na vantagem leonina à passagem do minuto 26, fruto de um autogolo de Luís Eduardo em lance gizado por André Martins e Van Wolfswinkel.
Por esta altura já Boulahrouz, lesionado, havia cedido o lugar a Tiago Ilori.
A jogar na sua nova ´casa` e obrigado a correr atrás do prejuízo, forçou o Náutico a equipa leonina a pisar terrenos até então desconhecidos, acercando-se com perigo da baliza à guarda de Marcelo – o brasileiro viu o poste devolver remate de Elicarlos, ao minuto 38.
Antes do intervalo inenarrável expulsão de Miguel Lopes, o árbitro da partida – que se queria de festa - borrou a pintura com Diversas alterações promovidas pelos dois treinadores concorreram para a fraca qualidade do espetáculo proporcionado por Náutico e Sporting nos segundos 45 minutos.

Na reta final do jogo, os cerca de 30.000 adeptos que marcaram presença nas bancadas do Arena Pernambuco receberam a prenda por que tanto ansiavam: o primeiro golo do Náutico no novel recinto, apontado por Elton na conversão de uma grande penalidade a castigar pretensa falta de Ventura sobre Caion, na primeira intervenção do guardião português depois de render Marcelo ao minuto 80.

O QUE A TORCIDA PORTUGUESA COMENTOU EM "A BOLA":

*Clubes pequenos, convidam Clubes pequenos! É obvio que o Náutico não iria convidar um Benfica ou um Porto para a festa, arriscava-se a ser massacrado, assim chamou o Naufragos...E mais uma vez os adeptos queixam-se dos arbitros como se estes os impedissem de marcar golos!Não sabem mais é o k é!



Nenhum comentário:

Postar um comentário