segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Em 1980, A Empresa Expresso 18 de Setembro após 20 anos servindo à Bomba do Hemetério chega ao fim com muitas demissões

Expresso 18 de Setembro (1960-1980) serviu a comunidade da Bomba do Hemetério até ser vendida para a Empresa São Paulo. Gravura: busdovanderbilt.wordpress.com


Depois de 20 anos (1960 a 1980) servindo as comunidades da Bomba do Hemetério (primeira linha de ônibus oficial do bairro), Alto José Bonifácio e Alto do Mandu. A Empresa Expresso 18 de Setembro foi vendida para a Empresa São Paulo. A Expresso 18 de Setembro tinha 38 ônibus e pertencia ao empresário Lula Veras. A venda da empresa provocou a demissão de 250 funcionários. O Diário de Pernambuco do dia 4 de junho de 1980, publicou o fato da seguinte forma:
CHORO E DESESPERO NA DEMISSÃO DE 250 EMPREGADOS (o título)
“A demissão de motoristas e cobradores da Empresa 18 de Setembro gerou ontem tumultos com correrias e choros dos quase 250 funcionários que não receberam indenizações e denunciarão hoje à Delegacia do Trabalho “a manobra da empresa”. Segundo o motorista João Gomes da Silva, que trabalha na empresa a 10 anos, fazendo acordos e no ano passado teve a carteira profissional assinada, a 18 de Setembro foi vendida à Empresa São Paulo, cujos dirigentes não aceitaram os empregados. Até às 18 horas de ontem nenhum dos dirigentes da Empresa 18 de Setembro foi localizado pela reportagem e os motoristas disseram que os abusos da direção da transportadora já havia provocado inclusive a morte de um dos seus sócios, assassinado por um motorista revoltado com as injustiças sociais. José Severino da Silva tem dois anos na empresa e disse que os atrasos no pagamentos, e a falta de assinatura nas carteiras sempre foram uma constante do trabalho na 18 de Setembro. Os profissionais ficarão desempregados uma vez que o mercado não absorve o contingente de motoristas e cobradores despedidos da Empresa 18 de Setembro.
Lula Veras, o dono da 18 de Setembro
A reunião dos motoristas foi no posto de gasolina do Vasco da Gama pertencente a um dos diretores da empresa, mas para atender aos ex-empregados apenas ficou um funcionário da administração que não tinha autorização para explicar os motivos pela qual a Empresa 18 de Setembro demitira todos os seus motoristas e cobradores.”
Em fevereiro de 2008, A Empresa São Paulo foi vendida para as empresas: Caxangá, Globo, Pedrosa e Transcol.






Por: Jânio Odon/BLOG VOZES DA ZONA NORTE
Fonte: Diário de Pernambuco.



Um comentário:

  1. Obrigado pela participação e comentário. Infelizmente ainda não foi possível encontrar fotos antigas da empresa em questão.

    ResponderExcluir