quinta-feira, 29 de março de 2018

Náutico vence o Salgueiro de virada e está na final contra o Central

Negretti faz forte marcação diante do Salgueiro. Foto: Folha de Pernambuco.

25 de março de 2018 (Domingo)

O Náutico está de volta à final do Campeonato Pernambucano. Apresentando poder de reação e embalado pela força da torcida, que tem chegado junto na temporada, o Timbu superou o Salgueiro na tarde deste domingo e retorna a uma decisão de Estadual depois de quatro anos. Após sair perdendo, a equipe alvirrubra virou o jogo com gols de Luís Eduardo, contra, Ortigoza e Camacho, no segundo tempo. Dadá e Maurício marcaram para o Carcará. Na decisão, o Náutico terá pela frente o Central, de Caruaru. O Timbu vive um jejum de títulos de 13 anos. A Patativa, por sua vez, jamais havia sequer chegado à decisão do título local.

Os dois jogos da final do Estadual estão marcados para acontecer nos dias 1º e 8 de abril, no Luiz Lacerda e na Arena, respectivamente. Antes, o Náutico volta a campo na próxima quinta-feira, quando irá ao Piauí enfrentar o Altos, pela última rodada da primeira fase da Copa do Nordeste - provavelmente com uma equipe reserva.

Proposta ofensiva
Esperando um adversário mais precavido na defesa, o técnico Roberto Fernandes optou por uma formação mais ofensiva. Em vez do volante Wendel, escalou o meia Júnior Timbó. No ataque, Rafael Assis foi outra surpresa na vaga de Rogerinho. Na lateral-esquerdo Kevyn ganhou a disputa com Gabriel Araújo. Porém, em cinco minutos envolveu-se em um lance casual com João Paulo e acabou precisando ser substituído pelo próprio Gabriel - bem como também precisou deixar o jogo o atleta sertanejo, que cedeu lugar a Neverson.

A torcida timbu está próxima de ver o timbu ser campeão novamente após 13 anos de espera. 

O jogo

Náutico e Salgueiro fizeram um primeiro tempo bastante movimentado desde o início. Após os 15 primeiros minutos de muito estudo por ambas as equipes, com um jogo mais truncado, sem finalizações, a partida começou a ganhar em emoção aos 16 minutos. O volante Peu cortou errado e a bola sobrou na medida Rafael Assis finalizar de primeira, cruzado, na parte interior da trave assustando Mondragon.

O Timbu era superior e parecia mais próximo de abrir o placar. Até os 23, quando Camacho se enganchou com Maurício na zaga e o árbitro assinalou o pênalti, convertido com perfeição por Dadá. Com o Salgueiro à frente, o Náutico perdeu um pouco a compostura, a organização no jogo. Encontrou o empate em um lance fortuito. Aos 40, Gabriel Araújo lançou Ortigoza, Mondragon para cortar, mas antes Luís Eduardo cabeceou errado e a bola morreu dentro do próprio gol. 

No lance seguinte, o Alvirrubro chegou a marcar mais um, com Ortigoza, mas o assistente pegou bem o impedimento. Aos 45 minutos, foi a vez do Carcará acertar a trave, com Maurício. No rebote, Neverton bateu e Negretti salvou. O etapa inicial foi encerrada em ritmo acelerado.

Segundo tempo

Na volta do intervalo, as duas equipes repetiram o passo a passo do início do jogo. Dez minutos de marasmo, até o jogo voltar a ter uma intensidade maior. Aos 12, Fabiano cobrou falta no travessão e na volta a bola bateu na cabeça do goleiro Bruno e saiu para fora. Sorte alvirrubra. A resposta veio aos 15, com Ortigoza batendo para defesa de Mondragon. No rebote, com o goleiro no chão, Robinho isolou e perdeu boa chance.

Aos 18 minutos, o Salgueiro não teve a mesma sorte. Após cruzamento, Wallace Pernambucano testou, a bola desviou em Néverton e Ortigoza empurrou de cabeça para as redes: era a virada do Náutico. O gol deu ainda mais gás ao Timbu, que partiu em busca de ampliar o placar. Aos 25 e 29, Mondragon salvou e finalizações de Gabriel Araújo e Rafael Assis. Aos 38, foi a vez de Fernandinho acertou o travessão em jogada individual. Aos 45, cobrança de escanteio fechadinha para Camacho testa para as redes. No lance seguinte, Maurício diminuiu para o Salgueiro, mas não havia mais tempo para evitar a classificação timbu à final da competição.

Após o final do jogo muita comemoração dos jogadores. Foto: Ricardo Fernandes/DP.

Náutico 3
Bruno; Thiago Ennes, Camutanga, Camacho e Kevyn (Gabriel Araújo); Negretti, Wallace Pernambucano e Júnior Timbó (Jobson); Rafael Assis, Robinho (Fernandinho) e Ortigoza. Técnico: Roberto Fernandes.

Salgueiro 2
Mondragon; Maurício, Escuro, Luís Eduardo e Juninho (Alexon); Peu, Jaildo, Dadá Belmonte e Fabiano Menezes (André); João Paulo (Neverton) e Willian. Técnico: Sérgio China.

Local: Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata. Árbitro: Tiago Nascimento dos Santos (PE). Assistentes: Clovis Amaral (PE) e Cleberson Nascimento Leite (PE). Gols: Dadá (23’ do 1ºT) e Maurício (47' do 2ºT) (S); Luiz Eduardo (gol contra, 40’ do 1ºT), Ortigoza (18’ do 2ºT) e Camacho (45' do 2ºT) (N). Cartões amarelos: Camutanga (N); Dadá e André (S). Público: 20.446. Renda: R$ 259.975,00.

Por: Daniel Leal/Diário de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário